Video: Desejo vivo!

29/10/2012 15:18

Hoje a aula começous com a mostra da primeira demanda de videos dos quatorze alunos que se voluntariaram para a primeira parte desse desejo interior em mídia Audiovisual. Tiveram coisas bastante interessantes, que me prenderam a atenção fortemente. 

1° Video: A cantora / Por Gláucia Pinto

A vida cena fala da vida de uma cantora que depois de uma briga com o, aparentemente, ex namorado, vai para o seu show e canta músicas antigas ao embalo de um violão. Me senti em um show de barzinho, com direito a luzes e super produção, a cena me tocou quando, ao ver o brilho no olho da atriz, ficou evidenciado para mim que aquele estava sendo um gozo para ela. Partircularmente, essa foi uma das cenas que mais me trouxe verdade. Foi lindo ver a platéia levantando para dançar e cantando junto com a intérprete.

Eu me assusto com a evolução da Glaucia quando faço a comparação entre ela no início do curso e agora. o salto dado por ela foi muito grande e eu espero vê-la crescer muito.

 

2° Video: Dionísio Boêmio / Por Erick Nascimento

A cena começa com ele sentado em uma peça de concreto que está coberta por uma lona preta, ele estava vestido de Dionísio. Tomando vinho, ele dava um texto que falava sobre a história de Dionísio e assim fazia uma relação com a sua história boêmia de homem da terra. O local onde a cena foi apresentada dava um contraste lindo com o figurino e os adereços cênicos. A proposta da cena foi boa, porém não senti o público dentro da vibe da cena, exceto no momento em que ele oferece vinho para a platéia e os faz beber.

 

3° Video: O morador de rua/ Por Jorge Lacerda

A cena começa com a platéia entrando e eu gosto dessa proposta, pois o público já entra no clima da cena. Dando bom dia misturados com boa noite, o personagem já dá rascunho e indicações de sua personalidade, porém não deixa isso evidentemente escrachado. A sonosplastia de televisão chiado juntamente com o espaçõ cênico que contava com iluminação frontal e vento, provavelmente produzido por ventiladores, criou uma atmosfera perturbadora que só fez o trabalho crescer. A atuação do ator deu um sabor a mais para a cena. Ele estava vestido com trapos por cima de uma malha preta e esses trapos virados do avesso se transformavam em um lençol liso. Eu gosto desse jogo de resignificância do objeto cênico, isso faz com que a cena tome uma proporção maior, ao meu ver. 

A única coisa que deixou a desejar e fugiu um pouco da proposta do trabalho, foi a filmagem do público somente no início da cena, na entrada, o que não se repetiu durante a execução da cena.

 

4° Video: A Bonequinha de Luxo/ Por Rogério Jacenir

Entre peruca, velas e um bom drink, assim a bonequinha de luxo de apresenta. Falando de sua vida e de seus traumas, ela mostra tudo o que a lovou ao mundo da prostituição. com um palavriado vezes desbocado, vezes doce, ela conta seus medos edesejos para os que naquela sala estão. Fala calmamente, como se tivesse prazer ao degustar as palavras, mas também solta palavrões, revelando assim a sua natureza profana e a única coisa que ainda faz com que ela permaneça viva e na luta e o desejo de encontrar um principe encantado que a tire daquela vida.

Cena muito boa, atuação ótima, porém houve um sério problema na escolha da iluminação, fazendo com que o principal comando do trabalho fosse quase que quebrado, que era mostrar o registro da cena em video.

 

5° Video: O quarto / Por Bernard Freire

A cena, apresentada no quarto do ator, também teve a entrada do público registrada. Eles se deparam inicialmente com a figura de um homem que segura uma vela, a chama revela somente alguns traços desse homem e com o texto " talves pela minha condição solitária extrema..." ele começa a sua atuação. Ele apaga a vela e acende a luz do seu quarto, onde é revelada a existência de um mini-campo de futebol de botão. ele começa a jogar sozinho e narra o jogo como se estivesse narrando uma importante partida de futebol.

A luz apaga mais uma vez e ele relembra das noites que passa acordado conversando com o seu irmão, o qual dividia o quarto quando eram mais novos.

Ele acende uma lanterna e diz: " nesse quarto eu encontro tudo ao mesmo tempo e, dentro desse mundo chamado quarto, eu encontro a mim".

O texto lindo prepara o público para o fim da cena que ocorre quando o ator distribui livros para as pessoas que assistem a cena e dentro desses livros há fotografias de sua infância. 

A cena foi linda, digna de aplausos.

 

6° Video: O Anjo/ Por Allan Jones

Eles sobe a escadaria e passa pelo público, o seu corpo está banhado por gliter e cobre a parte inferior próxima ao sexo com um lenço. Ele acende um cigarro e, de perfil, ele dá o seu curto texto que fala sobre o seu desejo de ser matéria viva, humana e não divina. o plano em que a câmera foi colocada me fez gozar a cena, pois a através da disposição de video dava para ver o público e ele ao mesmo tempo só que em planos diferentes, como se ele tivesse a vontade de virar homem por achar aquela vida mais interessante que a dele e ao mesmo tempo pega o rosto das pessoas (os humanos) lá em baixo apreciando a beleza do anjo e querendo ser um também.

Ele leva o cigarro a poca, a fumaça invade a sua boca e corre para dentro dos seus pulmões, mostrando atravpes de um símbolo e uma ação, o fumar, o anjo que descobre o desejo pelo humano.

Cena simples, curta e direta. 

#CURTIIII!

 

7° Video: Aracne/ Por Isadora Lourenço

O video começa com ela saindo de uma espécie de buraco com o corpo em forma de aranha. Ela veste somente uma roupa base preta, que para a proposta eu acho que cabe super bem. O seu texto é dado, porém é impossível de ser escutado, pois a sonoplastia ou o próprio audio da câmera não o permitiram ser exposto com clareza. 

Ela fala das suas dores e das marcas deixadas no corpo, tudo pelo amor. Após isso, ela volta para o mesmo lugar de onde saiu.Pela proposta que foi explicada em sala pela aluna, eu imaginava algo mais elaborado e mais bem trabalhado e confesso que quando vi o resultado me frustrei, pois esse era um dos trabalhos que eu estava esperando com muita excitação, pois através da explicação do que seria feito em cena, foi criada em minha mente muitas espectativas, enfim...

 

8° Video: A caixa de sonhos: retalhos de mim / Por Caled Garcês

O oitavo video a ser apresentado foi o meu, onde eu expliquei mais uma vez sobre o que eu tinha vontade de falar e o que era o meu desejo. isso será postado no próximo POST onde estará mais explicado através do Video.

 

9° Video: Dona Socorro/ Por Marcelo Andrade

A cena começa com uma dona de casa que, ao som do brega, está passando as suas roupas. Vestida em trajes de pós-banho, ela conversa com a vizinha da porta ao lado e conta sobre a sua vida e os acontecimentos familiares e de uma forma cômica revela a realidade de uma mulher que tem "tudo" nas mãos, menos a sua própria liberdade.

Eu gostei da escolha da proposta, porém o trabalho não me convenceu. Eu esperava mais do trabalho.

 

10° Video: O palhaço / Por Melk Carvalho

O Palhaço que chega com uma mala cheia de sonhos, assim começa a cena clownesca do aluno Melk Carvalho, onde foi apresentada para os seus avós.

A cena é linda, cheia de alegria mas também de tristeza, quando se entende algumas partes da proposta dada por ele. Esse clow é um ser mágico, que vem para realizar o sonho dos avós do menino que partiu de casa e um dia resolve voltar para acalentar a saudade que no peito se instalou. Essa foi a cena que mais me emocionou e após a conclusão do trabalho, o ator deu um depoimento sobre o que aconteceu para que ele escolhesse aquelas pessoas para assistirem e a proposta da cena e isso foi lindo e me tocou no mesmo momento. Um parabéns grandioso para ele.

 

11° Video: A Fada dos Sonhos / Por Grinalda

Ela começou a apresentação do trabalho falando um pouco mais sobre a sua cena, mostrou algumas fotos e falou que para ela o que importava não era o resultado da cena, mas sim a reunião entre os familiares, ocasionada pelo trabalho. Eu acho que essa foi uma fala bem dada, foi ela captou perfeitamente o objetivo do trabalho. 

 

12° Video: Bela, a bailarina / por Andreza

Ela começa interpretando um homem, aparentemente um policial, ele começa a falar sobre a linda bailarina Bela e sai para chamá-la. Bela sai da caixinha de música e começa a dançar, linda e leve que nem uma pluma ao som de musiquinha de ninar.

Foi lindo e suave vê-la flutuar, assim realizando um sonho de sua mãe!

 

13° Video: A contadora de histórias / Marcilene

Ela deu início falando do seu trabalho de uma forma bem descontraída, colocou o video para rodar e fomos assistir. Primeira cena começa com a irmã dela lendo um livro enquanto ela se veste com roupas que estão em uma espécie de arara no fundo da cena. A irmã dela termina de ler o livro ao mesmo tempo que ela termina de se vestir e aí a cena acaba, exatamente na hora que ela deveria começar. A Wlad não aceitou o video e disse para ela fazer outro e deus alguns toques.

Será que ela voltará mais uma vez sem a proposta certa?

#VamosAcompanhar

 

14° Video: Um corpo que sai / Por Adilson Pimenta

Ele deu um depoimento sobre como foi difícil para ele no dia da gravação, pois por causa do que ele fala na cena dele, isso gerou uma clima tenso na sua casa. " coloca esse daqui Fernanda", ele pede para a amiga de classe colocar o seu video, mas quando percebe, esqueceu o video. Toda a sala morreu de rir e a apresentação dele ficou para a próxima.

 

No finalzinho do encontro, a Wlad reuniu em forma de circulo e começamos a dar as nossas opniões sobre o que vimos e sobre a disciplina. Foi uma bate-papo gostoso e vi o quanto, nesses ultimos dias, a turma tá unida. Eu espero que continuemos assim por mais quatro anos. Essa oportunidade que a disciplina nos dá, de conhecer mais a vida do outro, o mundo do outro, foi o que mais me valeu nesse primeiro semestre que quase durou um ano.

 

Ansioso para a mostra dos trabalhos restantes!

 

Vamo que vamos!

 

2ª PARTE/ MOSTRA DE VÍDEOS

 

Eu não consegui ver a segunda mostra dos videos, pois não estava me sentindo bem e além disso eu tinha que terminar de editar os outros videos para a exposição do dia 12/11/2012.

Desculpa Wlad!

um cheiro querida professora!

 

 

 

 

https://kahwanaspantoja.blogspot.com.br/